quinta-feira, 15 de março de 2018

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS




TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país.

Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.


Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência. Mas, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada. E observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências.

Deste modo, seguem as explicações das características de cada uma dessas formas de ensino. Porém, ao analisá-las, deve-se ter em mente que uma tendência não substitui totalmente a anterior, mas ambas conviveram e convivem com a prática escolar.

1)    Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
1.1)       Tradicional -Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

1.2)       Renovadora Progressiva - Por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, esta foi a próxima tendência a aparecer no cenário da educação brasileira. Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.

1.3)       Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.

1.4)       Tecnicista – Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Neste método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.

2)    Tendências Progressistas - Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes:

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos.

2.2) Libertária – Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.

2.3) "Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica" - Tendência que apareceu no Brasil nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), ideias como de Piaget, Vygotsky e Wallon foram muito difundidas, tendo uma perspectiva sócio-histórica e são interacionistas, isto é, acreditam que o conhecimento se dá pela interação entre o sujeito e um objeto.

Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm


Links de exemplos para elaboração de Plano de Aula

Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano

O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.
Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:

(Aperte Ctrl e Click no link)


Links:

Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico

Modelos de plano de aula modelos 6°, 7°,8° e 9°

O plano de aula possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina, como um todo, em relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto-avaliação da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras.
Sendo assim, reunimos alguns modelos de planos de aula para os  6°, 7°,8° e 9° Anos, isso deve te ajudar na elaboração do seu plano:

Links: 

Modelo de plano de aula 6° Ano – 1
Modelo de plano de aula 8° Ano – 1
Modelo de plano de aula 9° Ano – 1
Modelo de plano de aula 6° Ano – 2
Modelo de plano de aula 7° Ano – 2
Modelo de plano de aula 8° Ano – 2
Modelo de plano de aula 9° Ano – 2
Modelo de plano de aula básico

Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano

O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.
Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:

Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico

Modelos de Plano de Aula 

Cada instituição de ensino segue uma tendência pedagógica, optando por aquela pela qual se identifica e acredita.
As principais correntes pedagógicas e filosóficas, para fins didáticos e que dão identidade da escola são: Tradicional; Comportamental;,  Montessoriana; Sócio-cultutal; Cognitivista;  Crítico-social de conteúdo; Peagetiana; Construrivista; Renovadora; Libertadora; Humanista e Tecnicista.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem alguns modelos de plano de aula para download:

Modelo de Plano de Aula Comentado
Modelo Plano de Aula Educação Infantil
Modelo de Plano de Aula Educação Infantil 2
Modelo Plano de Aula Educação Infantil 3


Modelo Plano de Aula Educação Infantil 4

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