TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS
As tendências pedagógicas
brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da
sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e
filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país.
Os professores Saviani (1997)
e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando
que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se
dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências
Liberais e Tendências Progressistas.
Os professores devem estudar e
se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática
pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.
Mas, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor convém ao seu
desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo
com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada. E
observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências.
Deste modo, seguem as
explicações das características de cada uma dessas formas de ensino. Porém, ao
analisá-las, deve-se ter em mente que uma tendência não substitui totalmente a
anterior, mas ambas conviveram e convivem com a prática escolar.
1)
Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com
algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou
sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado
para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em
harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
1.1) Tradicional -Foi a primeira a ser
instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a
figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados
como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de
memorização.
1.2) Renovadora Progressiva - Por razões de
recomposição da hegemonia da burguesia, esta foi a próxima tendência a aparecer
no cenário da educação brasileira. Caracteriza-se por centralizar no aluno,
considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender
fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o
estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta,
é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.
1.3) Renovadora não diretiva (Escola Nova) –
Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.É um método
centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes,
preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções,
modificando-as.
1.4) Tecnicista – Skinner foi o expoente
principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Neste
método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos,
que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem
deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação
de manuais; sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente
com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente,
que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de
trabalho.
2) Tendências Progressistas - Partem de uma
análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades
sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias
implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise
marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista,
que se ramifica em três correntes:
2.1) Libertadora – Também
conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à
luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais
importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade
em que vive. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar
através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização
de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor
coordena atividades e atua juntamente com os alunos.
2.2) Libertária – Procura a
transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte
do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado
em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for
possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a
educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos
pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
2.3) "Crítico-social dos
conteúdos” ou "Histórico-Crítica" - Tendência que apareceu no Brasil
nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu
confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento
histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e
ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da
socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem
como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal
e subjetiva.
Após a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), ideias como de Piaget, Vygotsky e
Wallon foram muito difundidas, tendo uma perspectiva sócio-histórica e são
interacionistas, isto é, acreditam que o conhecimento se dá pela interação entre
o sujeito e um objeto.
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm
Links de exemplos para elaboração de Plano de Aula
Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano
O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:
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Modelo de plano de aula Fundamental 1
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Modelos de Plano de Aula
Cada instituição de ensino segue uma tendência pedagógica, optando por aquela pela qual se identifica e acredita.As principais correntes pedagógicas e filosóficas, para fins didáticos e que dão identidade da escola são: Tradicional; Comportamental;, Montessoriana; Sócio-cultutal; Cognitivista; Crítico-social de conteúdo; Peagetiana; Construrivista; Renovadora; Libertadora; Humanista e Tecnicista.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem alguns modelos de plano de aula para download:
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