segunda-feira, 12 de março de 2018

Didática - Professor Dr. Fernando José de Almeida - PUC/SP




RESENHA



FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL
PÓS-GRADUAÇÃO EM ÊNFASE EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR


CLEITON WILSON DA ROSA






A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES E ESCRITORES





COROMANDEL
2017
CLEITON WILSON DA ROSA





A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES E ESCRITORES


Resenha apresentada à Faculdade Cidade de Coromandel, como requisito parcial para a avaliação na disciplina Metodologia Científica do Curso de Pós-Graduação em Ênfase em Metodologia do Ensino Superior.


Orientador: Prof. Me. Lasaro José Amaral

  



COROMANDEL
2017
A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES E ECRITORES



Referência: PIMENTA, Rosângela Oliveira Cruz. A contribuição da Universidade na Formação de Professores Leitores e Escritores. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2012, Uberlândia. Anais... . Uberlândia: Edufu, 2012. v. 2, p. 01 - 07.

Por CLEITON WILSON DA ROSA*



CREDENCIAIS DE AUTORIA

Mestre em educação pela universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em letras pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, onde leciona as disciplinas Saberes e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa 1 e 2, nas modalidades presencial e a distância e da faculdade de Letras, onde lecciona a disciplina Estágio Supervisionado 4. Tem experiência na área de educação, com ênfase Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, ensino de escrita, relação professor x escrita x ensino, didática do ensino de leitura e escrita, história do professor leitor, leitura na escola e produção textual no ensino básico e superior. Integra o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de línguas e o Grupo de Estudos e Pesquisas em, Discurso e Ontologia – GEDON.

1 COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA


2 APRECIAÇÃO DA OBRA

O artigo contribui de forma efetiva para uma melhor reflexão no processo de ensino na graduação superior. A autora buscou a compreensão das falhas e das dificuldades enfrentadas pelos discentes ao sair do colegial e iniciarem a graduação nas Universidades.
Podemos observar que a obra através da autora, propõem ações interessantes do ponto de vista acadêmico, principalmente sobre a criação de um departamento envolvendo os professores da área de linguagem, e assim a separação de turmas por professores. Desta forma, os docentes poderão ajudar os alunos com dificuldades na escrita.
A autora também cita um melhor aproveitamento do tempo em sala de aula para elaboração de textos científicos, reescritas do tipo resumo e resenhas, soluções bastantes interessantes para o desenvolvimento dos discentes na universidade.
Acreditamos que a obra da autora contribui bastante para ajudar os alunos que entram no nível superior com dificuldades de leitura e escrita, porém após analise o instrumento de pesquisa utilizado no texto elaborado pela autora, e considerando as respostas pertinentes dos entrevistados. Ficou evidente para nós, os leitores, que o trabalho poderia deslumbrar algumas soluções pertinentes para ajudar os discentes nesta caminhada ao seu desenvolvimento acadêmico, principalmente na elaboração de texto científicos e resenhas, aprimorando assim, a escrita e a leitura do aluno no curso superior. Vejamos outras iniciativas que poderiam ser aproveitadas:
  • Criação de uma biblioteca digital por parte da Universidade;
  • Elaboração de convênios com editoras conceituadas no meio acadêmico, buscando a diminuição dos custos dos livros;
  • Seminários temáticos voltados para a literatura e pesquisas;
  • O melhor aproveitamento nas construções de texto científicos por parte dos discentes e, possíveis publicações em jornais, revistas, rádios e outras mídias;
  • Congresso em parcerias com outras Universidades buscando sempre a literatura e pesquisa científica;
  • Realização de simpósios trimestrais e/ou semestrais com os temas voltados para literatura e construção textual;
  • Concursos com premiação de trabalhos acadêmicos que possam contribuir para o desenvolvimento social e humano;
  • Realizações de trabalhos em parceria com a comunidade, buscando a aproximação do discente com a sua realidade social;
  • Recursos financeiros para a contratação de docentes específicos que possam ajudar o aluno com dificuldades;
  • Projetos internos de monitórias, com discentes da área de Linguagens e Literaturas, para alunos com dificuldades em produção e interpretação textual. Como contrapartidas, horas extracurriculares e incentivo a Pesquisa e Desenvolvimento Humano;
  • Criação de departamentos específicos para ajudar os discentes com dificuldades na escrita e leitura.

3 INDICAÇÃO DA OBRA





* Discente do Curso de Pós-Graduação em ênfase em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). cleitonwilson@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário