Roteiro
básico para Plano de Aula
Ex: 01 : Modelo de Plano de
Aula
Instituição de Ensino:
Professor(a):
Duração da atividade:
[ X ]
Ensino
Fundamental [ ] Ensino
Médio [ ] Ensino
Superior
Série ou Período:
Conteúdos:
Disciplinas envolvidas:
|
Objetivos
Objetivo Geral
· xxxxxx
Objetivos específicos:
· xxxxxx
· xxxxxx
· xxxxxx
· xxxxxx
|
Conteúdos
Descrever o conteúdo
programático em tópicos.
· xxxxx
· xxxxx
· xxxx
· xxxxx
· xxxx
|
Metodologia
Forma com que o conteúdo
será apresentado (vídeos, dinâmicas, aula expositiva...)
· xxxxx
· xxxxx
· xxxx
· xxxxx
· xxxx
|
Recursos
Descrever os recursos
necessários para o desenvolvimento da aula
· xxxxx
· xxxxx
· xxxx
· xxxxx
· xxxx
|
Avaliação
xxxxxxxxxxxxxxx
|
Bibliografia
xxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxx
|
2º Exemplo:
(Cada aula obedecerá a
um plano específico)
I. Plano
de Aula: Data:
|
II. Dados de
Identificação:
Escola:
Professor (a):
Professor (a) estagiário
(a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III. Tema:
- o tema específico a ser
desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental:
referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema
|
IV. Objetivos: a
serem alcançados pelos alunos e não pelo estagiário; objetos da
avaliação (item VIII);
Objetivo geral:
projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com
verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento –
associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir,
identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir,
redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação –
calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo,
ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar,
montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de
problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V. Conteúdo: conteúdos
programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI. Desenvolvimento
do tema: descrição da abordagem teórica e prática do
tema
|
VII. Recursos
didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e
fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)
|
VIII. Avaliação: pode
ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa).
Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex:
respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro,
compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados
para correção das atividades.
|
XIX. Bibliografia:
indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e complementar
|
- Modelo 01
Modelo de Plano de Aula
PLANO DE AULA
|
TEMA:
|
OBJETIVOS
|
GERAL
|
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
REFERÊNCIAS
|
· Básica
· Complementar
|
Modelo 02
PLANO DE AULA DO ENSINO
MÉDIO
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Curso:
Ensino Médio
Disciplina:
Carga
horária:
Série:
Ano:
2011
Professor
(a): nome acadêmico
2. Objetivo geral
É
um objetivo amplo sobre o conteúdo que será abordado e o que espera ser alcançado
em termos de aprendizagem pelos alunos.
3. Objetivos
específicos
Escrever
pontualmente aquilo que você quer e entende ser importante que seus alunos aprendam,
habilidades que devem ser desenvolvidas.
Consulte
a proposta pedagógica da escola, a proposta pedagógica do município de Alta
Floresta, os PCN de Ciências Naturais e as orientações curriculares p/ ensino
médio.
4. Conteúdo
programático
Listar
os conteúdos.
5. Metodologia
Como
fazer?
Descrever
os métodos que serão utilizados nas aulas para trabalhar os conteúdos de forma a atingir os objetivos propostos. Use
como suporte o professor na escola-campo e os professores de estágio.
6. Avaliação
Descrever
a forma que você irá avaliar os alunos para saber se eles compreenderam os
conteúdos trabalhados. Quais instrumentos avaliativos você irá utilizar?
Quantas avaliações serão aplicadas.
7. Bibliografias
Listar
as fontes bibliográficas que você consultou para preparar suas aulas.
Modelo 03
Plano
de Aula
Unidade Didática: Equações
Aula nº 93/94 Ano: 8º ano
Data: 15/03/2018 Turma: C
- Resolver equações literais, nomeadamente fórmulas usadas noutras disciplinas, em ordem a uma das incógnitas;
- Interpretar e construir gráficos relativos a funções afim;
- Interpretar e criticar resultados dentro do contexto da situação;
- Colaborar nos trabalhos de grupo partilhando saberes e responsabilidades;
- Formular hipóteses e prever resultados;
- Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, factos conhecidos, propriedades e relações.
Estratégias/Desenvolvimento:
ü Esta
aula irá ser dedicada, exclusivamente, à resolução de uma actividade de
Modelação Matemática. Para tal, a professora inicia a aula explicando o
propósito da mesma, ou seja, é pretendido que no fim da resolução de uma
actividade, os alunos consigam chegar a uma equação, a um modelo, que relacione
as medidas do sapato de uma pessoa com a sua altura;
ü É
distribuída a “Ficha de Trabalho n.º 16: Equações Literais” que os alunos
resolvem em grupos de 3 a 4 elementos. Após a formação dos grupos, faz-se um
breve resumo do decorrer da actividade;
ü Posteriormente,
faz-se a recolha dos dados referentes ao ponto ,
numa transparência, de modo que todos os alunos possam acompanhar o
preenchimento da referida tabela. Procede-se de igual modo para a construção
gráfica da nuvem de pontos, referente ao exercício ;
ü O
restante da actividade, até ao ponto , inclusive, é realizado em grupo, e as
professoras estarão ao dispor para qualquer esclarecimento de dúvidas;
ü No
ponto
da actividade, será realçado o significado matemático do que é pretendido: “dar
o salto de dados pontuais para dados reais, ou seja, a função resultante, que
neste caso será uma recta, é um molde, uma aproximação da realidade”;
ü Caso
existam muitas dificuldades na construção do modelo em
,
e penso que irão existir muitas, faz-se
uma paragem na resolução colectiva da
actividade para clarificar o que se pretende e dar pistas sobre a construção da
expressão. Isso será feito recorrendo à calculadora gráfica e apresentando
exemplos diferentes, que irão gradualmente aumentando de complexidade:
y = x; y = x + 2;
y = x – 4; .... (Efeito de somar ou subtrair uma constante)
y = x ; y = 3x ;
y = 0,5x ; ... (Efeito de multiplicar por uma constante)
y = 0,5x – 1 ; y =
0,4 x – 1 ; ... (Junção das duas)
ü Após
a descoberta de uma expressão da função
por parte de cada grupo, faz-se um registo no quadro das diferentes
expressões. Posteriormente, são introduzidos os valores na calculadora para
confrontar as expressões dos diferentes grupos com o valor obtido pela
calculadora. Faz-se o registo desta expressão no quadro e compara-se com o
modelo mais próximo de um determinado grupo;
ü Durante
a discussão da expressão será posto em evidência a coerência dos resultados
obtidos: “Não há sapatos de medida 10...”; “Uma pessoa que meça 1,70,
dificilmente calça um sapato 34 ...”;
ü Por
fim, será realizado o exercício ,
ao mesmo tempo que se evidencia a
construção do modelo, da expressão, para prever resultados.
Material
Necessário:
o
Ficha de Trabalho n.º 16: “Equações Literais”;
o
Acetato: “Tabela com valores da altura e medidas dos sapatos dos alunos
da turma”;
o
Acetato: “Representação gráfica dos valores obtidos na tabela”
o
Retroprojector;
o
ViewSreen;
o
Calculadora gráfica.
Sumário: Resolução de uma actividade de modelação matemática
sobre equações literais.
Observações:
Exemplo 4
Plano
de Aula
1
– Plano de Aula : Administração
Pública Data: 13/10/2017
II – Dados de Identificação:
Instituição: Universidade
Federal de Ouro Preto
Professor: ________________
Disciplina: Licitação
Período: 3ª Período de
Administração Pública
2
- Tema
Ética no Processo Licitatório.
3
– Objetivos
Objetivo
Geral
Seguir
os procedimentos embasados em lei para a realização da licitação.
Objetivos
específicos
Elaborar
uma comissão encarregada de realizar o processo licitatório preservando os
valores éticos e morais.
Fixar
o edital zelando pela transparência do processo licitatório.
Publicar
de forma ampla a licitação para que todos tenham acesso ao processo de forma
ampla e transparente.
Atender
de forma isonômica todos os participantes do processo licitatórios.
Obedecer
de forma fidedigna aos princípios da administração pública “LIMPE”.
4
– Conteúdos programáticos organizadas em tópicos
Etapas
dos processos licitatórios
1-
Audiência pública – valores vultuosos;
2 -
Edital,instrumento que administração torna pública a licitação; Divulgação no
diário oficial, jornal e grande circulação;
3 - Os editais são estipulados conforme os valores
licitados;
4
- Impugnação administrativa do edital: quando o
edital não clarifica bem o que vai ser licitado;
5
- Carta Convite: É um instrumento de convocação para os
licitantes, porém a mesma não será necessária mente pública, mas terá que ser
fixada num lugar apropriado;
Comissão
de licitação – deve possuir no mínimo 3 membros, sendo que que 2 membros devem
ser do quadro permanentes dos servidores responsável pela licitação;
Habilitação
dos licitantes – vinculado o ramo ao objeto, tem que ter condições de atender
as especificidades da licitação;
Será
realizado um mapeamento das propostas apresentadas qualificando e indicando a
de menor preço, ou seja, a vencedora;
Adjudicação
é o ato onde se atribui ao vencedor o objeto da licitação, não deve se
confundir com a celebração do contrato. Quais quer irregularidades que por vim
a acontecer nas etapas anteriores o processo pode ser impugnado.
5
- Desenvolvimento das atividades
As
atividades serão apresentadas através do PowerPoint objetivando a mobilização e
sensibilização para o conhecimento, complementando a aprendizagem significativa.
Apresentaremos uma simulação de uma licitação, cominando na elaboração da
síntese do conhecimento.
6
- Recursos metodológicos
Será
usado Notebook e data show para apresentar o trabalho o qual foi desenvolvido
através de artigos pesquisados no Google acadêmico, interagindo o
Professor com o corpo de
discentes.
7-
Avaliação
O
Plano de Aula foi estabelecida na
correlação entre as avaliações diagnósticas, formativas e somativa
Diagnóstica:
Revisão do conteúdo apresentado;
Avaliação afirmativa:
Aquisição dos conhecimentos pelos discentes;
Somativa: Elevar o conhecimento
adquirido para sua vida.
Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano
O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:
(Aperte Ctrl e Click no link)
Links:
Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico
Modelos de plano de aula modelos 6°, 7°,8° e 9°
O plano de aula possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina, como um todo, em relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto-avaliação da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras.Sendo assim, reunimos alguns modelos de planos de aula para os 6°, 7°,8° e 9° Anos, isso deve te ajudar na elaboração do seu plano:
Links:
Modelo de plano de aula 6° Ano – 1
Modelo de plano de aula 8° Ano – 1
Modelo de plano de aula 9° Ano – 1
Modelo de plano de aula 6° Ano – 2
Modelo de plano de aula 7° Ano – 2
Modelo de plano de aula 8° Ano – 2
Modelo de plano de aula 9° Ano – 2
Modelo de plano de aula básico
Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano
O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:
Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico
Modelos de Plano de Aula
Cada instituição de ensino segue uma tendência pedagógica, optando por aquela pela qual se identifica e acredita.As principais correntes pedagógicas e filosóficas, para fins didáticos e que dão identidade da escola são: Tradicional; Comportamental;, Montessoriana; Sócio-cultutal; Cognitivista; Crítico-social de conteúdo; Peagetiana; Construrivista; Renovadora; Libertadora; Humanista e Tecnicista.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem alguns modelos de plano de aula para download:
Modelo de Plano de Aula Comentado
Modelo Plano de Aula Educação Infantil
Modelo de Plano de Aula Educação Infantil 2
Modelo Plano de Aula Educação Infantil 3
Modelo Plano de Aula Educação Infantil 4
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