segunda-feira, 12 de março de 2018

COMO ELABORAR UM PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM







Roteiro básico para Plano de Aula

Ex: 01 : Modelo de Plano de Aula


Instituição de Ensino:
Professor(a):
Duração da atividade:
] Ensino Fundamental            [     ]  Ensino Médio         [     ]  Ensino Superior
Série ou Período:
Conteúdos:
Disciplinas envolvidas:

Objetivos

Objetivo Geral
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Objetivos específicos:
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 Conteúdos
Descrever o conteúdo programático em tópicos.
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 Metodologia
Forma com que o conteúdo será apresentado (vídeos, dinâmicas, aula expositiva...)
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Recursos
Descrever os recursos necessários para o desenvolvimento da aula
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Avaliação

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Bibliografia

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2º Exemplo:
 (Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data:
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Professor (a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
III. Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema
IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não pelo estagiário; objetos da avaliação (item VIII); 
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.
V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
VI. Desenvolvimento do temadescrição da abordagem teórica e prática do tema
VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)
VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.
XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre  básica e complementar

  • Modelo 01
Modelo de Plano de Aula

PLANO DE AULA
TEMA:

OBJETIVOS
GERAL
ESPECÍFICOS


CONTEÚDO


METODOLOGIA


AVALIAÇÃO


REFERÊNCIAS
·         Básica


·         Complementar


  • Modelo 02

PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO

1. IDENTIFICAÇÃO

Escola:
Curso: Ensino Médio
Disciplina:
Carga horária:
Série:
Ano: 2011
Professor (a): nome acadêmico


2. Objetivo geral
É um objetivo amplo sobre o conteúdo que será abordado e o que espera ser alcançado em termos de aprendizagem pelos alunos.


3. Objetivos específicos
Escrever pontualmente aquilo que você quer e entende ser importante que seus alunos aprendam, habilidades que devem ser desenvolvidas.
Consulte a proposta pedagógica da escola, a proposta pedagógica do município de Alta Floresta, os PCN de Ciências Naturais e as orientações curriculares p/ ensino médio.


4. Conteúdo programático
Listar os conteúdos.


5. Metodologia
Como fazer?
Descrever os métodos que serão utilizados nas aulas para trabalhar os conteúdos  de forma a atingir os objetivos propostos. Use como suporte o professor na escola-campo e os professores de estágio.


6. Avaliação
Descrever a forma que você irá avaliar os alunos para saber se eles compreenderam os conteúdos trabalhados. Quais instrumentos avaliativos você irá utilizar? Quantas avaliações serão aplicadas.
-

7. Bibliografias
Listar as fontes bibliográficas que você consultou para preparar suas aulas.

  • Modelo 03

Plano de Aula
 -
Unidade Didática: Equações

Aula nº 93/94                                                                        Ano: 8º ano

Data: 15/03/2018                                                                  Turma: C




Conteúdos:

-
-          Equações do 1º grau
- Equações literais
Representações de frações

Objectivos Específicos:
  • Resolver equações literais, nomeadamente fórmulas usadas noutras disciplinas, em ordem a uma das incógnitas;
  • Interpretar e construir gráficos relativos a funções afim;
  • Interpretar e criticar resultados dentro do contexto da situação;
  • Colaborar nos trabalhos de grupo partilhando saberes e responsabilidades;   
  • Formular hipóteses e prever resultados;
  • Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, factos conhecidos, propriedades e relações.

Estratégias/Desenvolvimento:
ü  Esta aula irá ser dedicada, exclusivamente, à resolução de uma actividade de Modelação Matemática. Para tal, a professora inicia a aula explicando o propósito da mesma, ou seja, é pretendido que no fim da resolução de uma actividade, os alunos consigam chegar a uma equação, a um modelo, que relacione as medidas do sapato de uma pessoa com a sua altura;
ü  É distribuída a “Ficha de Trabalho n.º 16: Equações Literais” que os alunos resolvem em grupos de 3 a 4 elementos. Após a formação dos grupos, faz-se um breve resumo do decorrer da actividade;
ü  Posteriormente, faz-se a recolha dos dados referentes ao ponto , numa transparência, de modo que todos os alunos possam acompanhar o preenchimento da referida tabela. Procede-se de igual modo para a construção gráfica da nuvem de pontos, referente ao exercício ;
ü  O restante da actividade, até ao ponto , inclusive, é realizado em grupo, e as professoras estarão ao dispor para qualquer esclarecimento de dúvidas;
ü  No ponto ƒ da actividade, será realçado o significado matemático do que é pretendido: “dar o salto de dados pontuais para dados reais, ou seja, a função resultante, que neste caso será uma recta, é um molde, uma aproximação da realidade”;
ü  Caso existam muitas dificuldades na construção do modelo em , e penso que irão existir muitas,  faz-se uma paragem na resolução  colectiva da actividade para clarificar o que se pretende e dar pistas sobre a construção da expressão. Isso será feito recorrendo à calculadora gráfica e apresentando exemplos diferentes, que irão gradualmente aumentando de complexidade:

y = x;   y = x + 2;    y = x – 4; .... (Efeito de somar ou subtrair uma constante)
y = x ;  y = 3x ;   y = 0,5x ; ... (Efeito de multiplicar por uma constante)

y = 0,5x – 1  ;  y = 0,4 x – 1 ; ... (Junção das duas)

ü  Após a descoberta de uma expressão da função  por parte de cada grupo, faz-se um registo no quadro das diferentes expressões. Posteriormente, são introduzidos os valores na calculadora para confrontar as expressões dos diferentes grupos com o valor obtido pela calculadora. Faz-se o registo desta expressão no quadro e compara-se com o modelo mais próximo de um determinado grupo;
ü  Durante a discussão da expressão será posto em evidência a coerência dos resultados obtidos: “Não há sapatos de medida 10...”; “Uma pessoa que meça 1,70, dificilmente calça um sapato 34 ...”;
ü  Por fim, será realizado o exercício ˆ, ao mesmo tempo que se evidencia  a construção do modelo, da expressão, para prever resultados.


Material Necessário:
o   Ficha de Trabalho n.º 16: “Equações Literais”;
o   Acetato: “Tabela com valores da altura e medidas dos sapatos dos alunos da turma”;
o   Acetato: “Representação gráfica dos valores obtidos na tabela”
o   Retroprojector;
o   ViewSreen;
o   Calculadora gráfica.

Sumário: Resolução de uma actividade de modelação matemática sobre equações literais.

Observações:

Exemplo 4

Plano de Aula

1 – Plano de Aula : Administração Pública         Data: 13/10/2017

II – Dados de Identificação:

Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
Professor: ________________
Disciplina: Licitação
Período: 3ª Período de Administração Pública

2 - Tema
Ética no Processo Licitatório.


3 – Objetivos

Objetivo Geral
Seguir os procedimentos embasados em lei para a realização da licitação.

Objetivos específicos

Elaborar uma comissão encarregada de realizar o processo licitatório preservando os valores éticos e morais.
Fixar o edital zelando pela transparência do processo licitatório.
Publicar de forma ampla a licitação para que todos tenham acesso ao processo de forma ampla e transparente.
Atender de forma isonômica todos os participantes do processo licitatórios.
Obedecer de forma fidedigna aos princípios da administração pública “LIMPE”.

4 – Conteúdos programáticos organizadas em tópicos

Etapas dos processos licitatórios

1-   Audiência pública – valores vultuosos;
2     - Edital,instrumento que administração torna pública a licitação; Divulgação no diário oficial, jornal e grande circulação;
3     -  Os editais são estipulados conforme os valores licitados;
4     - Impugnação administrativa do edital: quando o edital não clarifica bem o que vai ser licitado;
5     - Carta Convite:  É um instrumento de convocação para os licitantes, porém a mesma não será necessária mente pública, mas terá que ser fixada num lugar apropriado;
Comissão de licitação – deve possuir no mínimo 3 membros, sendo que que 2 membros devem ser do quadro permanentes dos servidores responsável pela licitação;
Habilitação dos licitantes – vinculado o ramo ao objeto, tem que ter condições de atender as especificidades da licitação;
Será realizado um mapeamento das propostas apresentadas qualificando e indicando a de menor preço, ou seja, a vencedora;
Adjudicação é o ato onde se atribui ao vencedor o objeto da licitação, não deve se confundir com a celebração do contrato. Quais quer irregularidades que por vim a acontecer nas etapas anteriores o processo pode ser impugnado.


5 - Desenvolvimento das atividades
As atividades serão apresentadas através do PowerPoint objetivando a mobilização e sensibilização para o conhecimento, complementando a aprendizagem significativa. Apresentaremos uma simulação de uma licitação, cominando na elaboração da síntese do conhecimento.

6 - Recursos metodológicos
Será usado Notebook e data show para apresentar o trabalho o qual foi desenvolvido através de artigos pesquisados no Google acadêmico,  interagindo o  Professor  com o corpo de discentes.

7-  Avaliação
O Plano de Aula foi  estabelecida na correlação entre as avaliações diagnósticas, formativas e somativa
Diagnóstica: Revisão do conteúdo apresentado;

Avaliação afirmativa: Aquisição dos conhecimentos pelos discentes;
Somativa: Elevar o conhecimento adquirido para sua vida.


Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano

O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.
Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:

(Aperte Ctrl e Click no link)


Links:

Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico

Modelos de plano de aula modelos 6°, 7°,8° e 9°

O plano de aula possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina, como um todo, em relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto-avaliação da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras.
Sendo assim, reunimos alguns modelos de planos de aula para os  6°, 7°,8° e 9° Anos, isso deve te ajudar na elaboração do seu plano:

Links: 

Modelo de plano de aula 6° Ano – 1
Modelo de plano de aula 8° Ano – 1
Modelo de plano de aula 9° Ano – 1
Modelo de plano de aula 6° Ano – 2
Modelo de plano de aula 7° Ano – 2
Modelo de plano de aula 8° Ano – 2
Modelo de plano de aula 9° Ano – 2
Modelo de plano de aula básico

Modelos de plano de aula do 1° ao 5° Ano

O plano de aula é uma ferramenta elaborada diariamente pelo professor, que tem livre arbítrio para criar seu planejamento, seguindo os parâmetros pedidos pela escola, lógico.
Na hora de planejar, aqui vão alguns modelos para te ajudar:

Modelo de plano de aula Fundamental 1
Modelo de plano de aula para 1° Ano
Modelo de plano de aula para 2° Ano
Modelo de plano de aula para 3° Ano
Modelo de plano de aula para 4° Ano
Modelo de plano de aula para 5° Ano
Modelo de plano de aula comentado
Modelo de plano de aula para Alfabetizacao
Modelo de plano de aula básico

Modelos de Plano de Aula 

Cada instituição de ensino segue uma tendência pedagógica, optando por aquela pela qual se identifica e acredita.
As principais correntes pedagógicas e filosóficas, para fins didáticos e que dão identidade da escola são: Tradicional; Comportamental;,  Montessoriana; Sócio-cultutal; Cognitivista;  Crítico-social de conteúdo; Peagetiana; Construrivista; Renovadora; Libertadora; Humanista e Tecnicista.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem alguns modelos de plano de aula para download:

Modelo de Plano de Aula Comentado
Modelo Plano de Aula Educação Infantil
Modelo de Plano de Aula Educação Infantil 2
Modelo Plano de Aula Educação Infantil 3


Modelo Plano de Aula Educação Infantil 4

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